POR QUE COMBATER
Segundo a ONG Criança Segura Brasil os acidentes são a principal causa de morte de crianças (1 a 14) no Brasil.
Os acidentes que mais matam crianças (32,5%) acontecem no trânsito. Esse dado, entretanto, não supera a soma dos demais acidentes que acontecem por afogamento, sufocação, queimadura, queda, intoxicação e outros. A maioria desses acidentes acontecem DENTRO DE CASA, ou EM SEUS ARREDORES. Além do lar, o lugar mais propricio para promover uma mudança de comportamento e cultural é a área de convergência dos saberes e da sociedade: a escola
Um estudo realizado em Portugal também demonstrou que a maioria dos educadores e pais não conhecem as medidas básicas a serem adotadas em caso de acidente, ou, quando as conhece, não se sente seguro em aplicá-las. A maioria das escolas no nosso país não possuem profissionais habilitados dentro do ambiente escolar para instruir e atuar em caso de acidentes. Esse mesmo estudo demonstrou que a mudança da consciência preventiva alterou significativamente as estatísticas de acidente no ambiente em que foi aplicada. Podemos correlacionar a esses dados aos que são amplamente divulgados nas empresas em função da segurança do trabalho, atestando a importância e a efetividade da prevenção.
A prevenção é a ferramenta mais eficaz no combate aos acidentes. A mudança de atitude pode diminuir os sinistros e seus efeitos. E tudo que precisamos para começar é informação e disposição.
​
QUEM SOMOS
​
O Projeto PRIMEIRO COMBATE foi formatado a partir dos desdobramentos de demandas de Ipatinga por atividades preventivas. Os trabalhos começaram em 2012, mas apenas em 2017 receberam a estruturação hoje conhecida.
Fomentando a política preventiva, nossas ações tencionam disseminar a educação para segurança demonstrando seu impacto no combate a sinistros e na promoção do bem estar social, conscientizando a comunidade da importância de sua participação.
Através de vídeos, ações, materiais e palestras, trazemos o assunto de forma leve e descontraída numa linguagem que alcance todas as faixas etárias. Acreditamos que a efetividade da prevenção só pode ser alcançada quando trabalhada de forma comunitária e global.
Atualmente a iniciativa não tem vínculo com nenhuma instituição, mas tem recebido o apoio da AFAS - Associação Feminina de Assistência Social e Cultura para manutenção de suas atividades.
​
COMO COMBATEMOS
​
O Primeiro Combate é um projeto de educação em prevenção e boas condutas para aplicação em ambientes de ensino e espaços culturais.
A proposta oferecia inicialmente que o conteúdo sugerido fosse desenvolvido em seis encontros para o público do 1º e 2º ano do ensino fundamental (alunos entre 6 e 7 anos) e educadores regentes. As atividades eram realizadas dentro do ambiente escolar e, posteriormente, estendidas às demais faixas etárias.
O propsito é que a temática seja trabalhada de forma interdisciplinar de acordo com a proposta pedagógica da instituição de ensino, e tenha continuidade durante todo a vida escolar do público alvo, sendo incorporada à rotina e à consciência daqueles que receberem a instrução.
O conteúdo é aplicado respeitando as particularidades e as capacidades cognitivas e pedagógicas de cada faixa etária, consolidando gradativamente a cultura de prevenção no aluno.
Pensando nisso, buscando amplificar o alcance da informação, e aproveitando o advento da internet e mídias sociais, nossa plataforma foi reestruturada para oferecer a pais e educadores ferramentas para trabalhar o assunto no ambiente público e privado. Acreditamos que a melhor maneira de promover a prevenção é dando acesso a informação ao nosso público e contribuindo para seu aprendizado sobre como aplicá-lo.
Assim desenvolvemos materiais, vídeos instrucionais e de entretenimento educativo disponível para todos os públicos, idades e instituições. As palestras presenciais continuam sendo oferecidas por demanda.
​
​