"Ficamos muito empolgados com o trabalho. Prevenção também está na pauta do nosso empenho como educadores."
Irani
Professora da Rede Pública em Carmésia
CARMESIA
A demanda apresentada pelas instituições de Ensino da região de Carmésia culminou na adaptação doodo Projeto Primeiro Combate para atender as diferentes faixas etárias.
O 4º Pelotão de Bombeiros Militar em Itabira realizou na semana de 20 a 24 de novembro de 2017, nas cidades de Carmésia, Dores de Guanhães e região, um ciclo de palestras intensivo sobre Cultura de Prevenção voltadas para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Cerca de 800 alunos do ensino fundamental e médio da Rede o Pública de ensino receberam dicas sobre segurança e cuidados a serem tomados no cotidiano, seja nas relações com pessoas, seja com nos diversos ambientes de sua convivência, bem como orientações de primeiros socorros e noções de como agir em caso de incêndios.
Ali também os militares conheceram a história do jovem Jhemerson que sonhava em ser bombeiro. ​O sonho do garoto foi identificado por uma de suas professoras em uma redação que chamou a atenção pelo fato de que o jovem, por desestimulo de pessoas próximas, se sentia incapaz de se tornar Bombeiro. Diante da constatação a Coordenação pedagógica solicitou ao Corpo de Bombeiros não só a possibilidade de levar às escola da região um pouco de conhecimento sobre prevenção, mas também a possibilidade de reacender no garoto Jhemerson a chama de esperança em ser bombeiro.
O garoto Jhemerson, além de participar de todas as atividades propostas, teve a oportunidade de vestir o roupão de combate a incêndios e tripular uma Viatura de Combate.
​