"Nossa intenção sempre foi abrir o debate sobre a importância da prevenção no nosso dia a dia. As crianças são sempre muito abertas a informação e, se entendem a mensagem, são divulgadores eficientes e ávidas pela prática. "
Michelle Martins - Bombeiro Militar
CBMMG
COMO TUDO COMEÇOU
Em 2012, em decorrência das demandas da região do Vale do Aço e, alinhada à missão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, foi desenvolvido o embrião do Projeto Primeiro Combate.
A proposta, nomeada na época como “Grupamento de Prevenção Mirim” tinha por objetivo a difusão da cultura de prevenção através de mini palestras nas escolas, trabalhando sempre com foco em orientações de prevenção para as principais ocorrências do período sazonal. A intenção era uma abordagem sucinta e pontual nas escolas criando um grupo de multiplicadores.
Foram realizadas duas edições desse trabalho, em 2012 e 2013, com apoio da CENCOSUD. Alunos das escolas da região participaram de um concurso de desenho no Dia Nacional do Bombeiros. A seleção das crianças teve como parâmetro o aproveitamento escolar e as ilustrações que atenderam a temática proposta. Os selecionados passaram um dia no quartel, com direito a um fardamento mirim, conhecendo e vivendo a realidade da atividade bombeiro militar.
Por questões administrativas, o projeto não foi autorizado pelo comando da unidade na época, o que serviu para o aperfeiçoamento da proposta, que ainda foi levada ao comando mais duas vezes, em 2015 e 2017.
​
O Início
Sd Michelle e Sgt Barcelos na primeira versão do projeto que viria a se tornar o Primeiro Combate, Grupamento de Prevenção Mirim. Uma parceria da unidade com o Projeto Portas Abertas Cencosud.
Parceria
Ten Hoberdan em 2012 orientando a tropa mirim na primeira iniciativa do que viria a tornar-se o Projeto Primeiro Combate. Parceria com com Projeto Portas Abertas da Cencosud tornou possível a iniciativa.